sábado, 6 de setembro de 2008

O Fabuloso Destino de Amelie Poulan (Direção: Jean-Pierre Jeunet/2001)

Exibição Marcada para: 15/10/08. Comentários: Mauro Moura Mohan (psicanalista Clin-a) e Carlos Arantes (fotógrafo USP-Ribeirão Preto)

Sinopse:

O filme conta a história de Amélie, uma menina que cresceu isolada das outras crianças. Isso porque seu pai achava que Amélie possuia uma anomalia no coração, já que este batia muito rápido durante os exames mensais que o pai fazia na menina. Na verdade, Amélie ficava nervosa com este raro contato físico com o pai. Por isso, e somente por isso, seu coração batia mais rápido que o normal. Seus pais, então, privaram Amélie de freqüentar escola e ter contato com outras crianças. Sua mãe, que era professora, foi quem a alfabetizou até falecer quando Amélie ainda era menina. Sua infância solitária e a morte prematura de sua mãe influenciaram fortemente o desenvolvimento de Amélie e a forma como ela se relacionava com as pessoas e com o mundo depois de adulta. A partir de então, Amélie se engaja na realização de pequenos gestos a fim de ajudar e tornar mais felizes as pessoas ao seu redor. Ela ganha aí um novo sentido para sua existência. Em uma destas pequenas grandes ações ela encontra um homem por quem se apaixona à primeira vista. E então seu destino muda para sempre...

...............................................................................

Projeto Curta Antes: Exibição do Curta Espinha Dorsal

Direção Marcos Amorim

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito do projeto e parceria do cinema com a fotografia e a psicanálise. Parabéns por ontem... apesar do gostinho de quero mais, outras Amelies deram outros significados a Amelie Poulan, a do amarelo e vermelho, do "sol a pino", ou não tão pontual assim, da menina a mulher, da fábula, do imaginário ao simbólico...e por aí vai...outras Amelies.