quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Um Amor Quase Perfeito (Direção: Ferzan Ozpetek/2001)

Exibição Marcada para: 12/11/08. Comentários: Andréia Attié França (psicanalista lacaniana) e Edgar de Castro (presidente da São Paulo Film Commission)

Sinopse

Antonia (Margherita Buy) e Massimo (Andrea Renzi) formam um casal feliz que está casado há 10 anos, até que ele morre repentinamente em um acidente de carro. Desolada com o mundo, Antonia se afasta de todos pouco após a morte do marido. Até que, por acaso, ela encontra uma declaração amorosa a Massimo entre seus pertences. Curiosa em saber quem era a pessoa com quem seu marido mantinha um relacionamento às escondidas, Antonia descobre que Massimo manteve durante 7 anos um relacionamento homossexual com Michele (Stefano Accorsi). Surpresa com a revelação, o convívio cada vez maior entre Antonia e Michele faz com que ambos percebam terem muitas afinidades em comum.

..................................................................................

Curta Antes: Fotografia (direção de Gustavo Gallo)

sábado, 6 de setembro de 2008

O Fabuloso Destino de Amelie Poulan (Direção: Jean-Pierre Jeunet/2001)

Exibição Marcada para: 15/10/08. Comentários: Mauro Moura Mohan (psicanalista Clin-a) e Carlos Arantes (fotógrafo USP-Ribeirão Preto)

Sinopse:

O filme conta a história de Amélie, uma menina que cresceu isolada das outras crianças. Isso porque seu pai achava que Amélie possuia uma anomalia no coração, já que este batia muito rápido durante os exames mensais que o pai fazia na menina. Na verdade, Amélie ficava nervosa com este raro contato físico com o pai. Por isso, e somente por isso, seu coração batia mais rápido que o normal. Seus pais, então, privaram Amélie de freqüentar escola e ter contato com outras crianças. Sua mãe, que era professora, foi quem a alfabetizou até falecer quando Amélie ainda era menina. Sua infância solitária e a morte prematura de sua mãe influenciaram fortemente o desenvolvimento de Amélie e a forma como ela se relacionava com as pessoas e com o mundo depois de adulta. A partir de então, Amélie se engaja na realização de pequenos gestos a fim de ajudar e tornar mais felizes as pessoas ao seu redor. Ela ganha aí um novo sentido para sua existência. Em uma destas pequenas grandes ações ela encontra um homem por quem se apaixona à primeira vista. E então seu destino muda para sempre...

...............................................................................

Projeto Curta Antes: Exibição do Curta Espinha Dorsal

Direção Marcos Amorim

Apresentação do Filme Acidente 03/09/08


(Fotos gentilmente cedidas pelo amigo Aurélio e por Cristianni)
Convidados: Aurélio Pinto Cardoso e Bianca Coutinho
Mediação da Mesa: Sabrina Thompson